quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Ciclovia vai unir Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas


O trecho onde será instalada faz parte de um projeto que prevê a unificação posterior em todas as praias

Empresários, entidades e a comunidade de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas se reuniram, no dia 13 de agosto, para conhecer o projeto do IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis para a construção de uma ciclovia que interligue as três praias. A iniciativa do encontro foi da ACIF - regional de Canasvieiras. Otávio Ferrari Filho, presidente da entidade, dirigiu os trabalhos.

A equipe da Secretaria de Obras do Município esteve presente, comos engenheiros Luis Américo Medeiros e Rafael Hahne. Eles acompanharam e complementaram a explanação da arquiteta do IPUF Vera Lúcia Gonçalves. Um vídeo mostrando experiências bem sucedidas em países como Holanda e Colômbia - cidades de grande porte - serviu como introdução à proposta do projeto das ciclovias para Florianópolis. Nestes países, as crianças recebem aulas de educação para ciclistas desde pequenas. E as aplicam.

“Florianópolis é uma cidade de médio porte e a cada dia estamos perdendo espaços públicos e de lazer para os automóveis. Andar a pé e de bicicleta, nos dias de hoje, é uma idéia que conquista. Se deu certo em cidades de grande porte, é viável para Florianópolis”, ressalta Vera. A proposta apresentada pelo IPUF foi bem-vinda, mas já gerou polêmica entre os presentes, pela forma como foi apresentada. O trecho inicial começa no Posto Polipetro, em Canasvieiras e vai até Ponta das Canas, sempre pela margem direita da rodovia. A secretaria de obras alega que não pode interferir no trecho antes do Posto, pois os idealizadores do Sapiens Parque assumiram para si a responsabilidade pelas obras naquele trecho.

O presidente da ACIF Canasvieiras, Otávio Ferrari Filho, deu os encaminhamentos finais. Ficou decidido que o Administrador Distrital da Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Lagoinha, Lindomar Forte, em parceria com a ACIF e a Associação de Moradores vão realizar um levantamento dos trechos mais perigosos para os ciclistas, onde haveria a necessidade de ciclovias e encaminhá-los à Secretaria de Obras. Cabe a esta comissão falar e conscientizar também os proprietários de imóveis, para que cedam espaços para a construção das ciclovias, e os ciclistas, para que usem a ciclovia adequadamente.


Fonte: http://www.folhanorte.com.br - Jornal Folha do Norte da Ilha

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

Hugo,
Você copiou o texto da Folha do Norte. Assim não vale, mesmo dando o crédito. O projeto dos blogs de alunos é para treinar a produção e a criatividade de vocês. Procura não fazer mais isto.
Para dar a volta por cima, te sugiro que consigas um dos videos mostrado na apresentação para colocá-lo no teu blog.
Castilho